QUEM SOMOS
O QUE FAZEMOS
Origem do nome NEA CHAIA
Núcleo de Estudos em Agroecologia Coletivo Humanista Autogestionário Interdisciplinar de Agroecologia (NEA CHAIA)
Origem: O nome CHAIA é um registro simbólico das nossas atividades extensionistas que se iniciaram em 2015, quando organizamos uma horta comunitária no período da greve como forma de apoio aos/às servidores/as terceirizados/as que tinham cortes constantes nos direitos trabalhistas. Nesse mesmo ano houve o primeiro encontro nacional de agricultura urbana na UERJ e um estudante envolvido no projeto da horta foi nos representar e voltou com uma raiz de chaya que hoje é uma árvore imponente no nosso Instituto.
Em 2017 institucionalizamos o Projeto de Extensão Semeando Agroecologia no Campo e na cidade. Em 2020 formalizamos o Núcleo CHAIA no diretório do CNPq, que reúne além do Semeando, atividades de ensino e pesquisa, numa perspectiva interdisciplinar e interinstitucional, nos eixos sobre Conflitos fundiários e socioambientais: processos contemporâneos de espoliação e lutas sociais; Agricultura familiar e soberania e segurança alimentar e nutricional: auto-organização popular e políticas públicas; Mulheres, feminismos e agroecologia. Em 2021, em função da ampliação das articulações dentro e fora da UFF, se traduzindo no aumento do volume de atividades, o projeto de extensão passou a ser cadastrado como programa de extensão.
Suenya Santos
Amante das vidas que habitam esse planeta
Coordena o NEA CHAIA. Assistente Social com graduação e pós-graduação pela ESS/UFRJ, tendo realizado doutorado sanduíche pela EHESS/Paris. Professora Associada do Instituto de Humanidades e Saúde/Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras/Curso de Serviço Social. Coordena o Programa de extensão Semeando Agroecologia no Campo e na cidade desde 2017. Coordena o Projeto de Pesquisa Observatório de conflitos fundiários e socioambientais na região da baixada litorânea e Norte Fluminense. Integra o GT Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar e a Rede de Agroecologia da UFF.
Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nas temáticas da emancipação humana, ecologia política, agroecologia, priorizando os eixos: Conflitos fundiários e socioambientais; Agricultura familiar e soberania e segurança alimentar e nutricional: auto-organização popular e políticas públicas; feminismos e agroecologia.
Vanessa Schottz
Colaboradora do NEA CHAIA
Professora adjunta do Instituto de Alimentação e Nutrição da UFRJ Macaé, professora do Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN/UNIRIO) e pesquisadora associada do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan). Educadora Popular, coordena o projeto de extensão popular “Comida é Patrimônio “, integrante do núcleo executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia e a Conferência Popular e Autônoma de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Integra o Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena Clarissa Gomes da Silva (NEABI Macaé). Linhas de pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar; Mulheres e agroecologia; Educação Alimentar e Nutricional.
Rai Soares
Professora Associada do curso de Serviço Social da UFF/Rio das Ostras
Assistente Social e Economista, Coordenadora do Neab/UFF, pesquisa das relações étnico raciais e questões quilombolas. Escritora.
ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO NEA CHAIA
Adriana de Oliveira Abreu
8 Período, Serviço Social
Bolsista da pesquisa Observatório dos Conflitos Fundiários e Socioambientais nas Regiões da Baixada Fluminense e Norte/RJ- 2022 de abril a agosto.
Lucas Parente Gonçalves
7 período, Ciência da Computação
Bolsista pesquisa Consumo consciente, mercado social e tecnologia da informação 2021 e 2022.
Isabela Cardoso Ramos
7o período, Serviço Social
Bolsista do programa Semeando Agroecologia no Campo e na Cidade- 2022 abril a dezembro.
Lucicleide Ferreira dos Santos
Serviço Social, 5 período
Bolsista do Projeto de Pesquisa e Solidariedade Alimentar – segundo semestre de 2022.
Álex Moreira Franklin
2 período, Serviço Social
Voluntário do programa Semeando Agroecologia no Campo e na cidade – 2022 abril a dezembro.
Patrícia Rosa Ribeiro
10 período, Psicologia – Serviço Social
Voluntária do programa Semeando Agroecologia no campo e na cidade- segundo semestre de 2022.