Conflitos fundiários e socioambientais: processos contemporâneos de espoliação e lutas sociais (Projeto de pesquisa– Conflitos fundiários e socioambientais na região das baixadas litorâneas / coordenação 2021/2022)

A região das baixadas litorâneas e norte fluminense sofrem há algumas décadas com conflitos fundiários socioambientais a partir da dinâmica econômica que gira em torno do petróleo, da produção de energia e do turismo. Iniciamos o levantamento a partir de 2017 com o conflito do Porto do Açu.

Desde 2021 retomamos a pesquisa buscando conhecer os conflitos em curso, os sujeitos e coletivos envolvidos, pesquisadores/as, organizações e movimentos sociais, e assistentes sociais que trabalham na área socioambiental.

b) Agricultura familiar e soberania e segurança alimentar e nutricional: auto-organização popular e políticas públicas (Pesquisa Alimentação e Solidariedade/parceria com Rede de Agroecologia da UFF-2022)

A partir de uma parceria com a Rede de Agroecologia da UFF, iniciamos em 2020 um levantamento sobre experiências de comercialização e distribuição de alimentos agroecológicos no estado do RJ, buscando aprofundar a investigação nos territórios onde desenvolvemos pesquisa e extensão popular.

c) Mulheres, Feminismos e agroecologia (Saberes Populares contra covid-19/ colaboração – 2021/2022).

O trabalho das mulheres vem sendo historicamente invisibilizado na sociedade, sendo atravessado por múltiplas formas de violência. Contudo, as mulheres estão em diversas frentes de trabalho e reprodução social, sendo guardiãs de saberes e práticas de plantios e cuidados familiares e comunitários, exercendo liderança comunitária, participando de feiras, buscando sua autonomia financeira e emancipação, se organizando política e afetivamente. O GT Mulheres da AASM tem sua origem organizativa em 2017.
Artigo: https://doi.org/10.1590/interface.210724

d) Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional:

Projeto de pesquisa Alimentação Escolar em tempos de pandemia: uma análise sob a ótica do Direito Humano à Alimentação Adequada – INstituto de Alimentação e Nutrição UFRJ Macaé (2020-2022)

Panorama da aquisição de alimentos da agricultura familiar pelo PNAE nos municípios da Baixada Litorânea e Norte Fluminense – INstituto de Alimentação e Nutrição UFRJ Macaé (2022-204)