A Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) é um movimento que ocorre anualmente em diversos institutos e universidades do Brasil com objetivo de debater a importância da reforma agrária popular, bem como sua relação com a universidade. Temos nos articulado (UFF/Rio das Ostras e Campus Universitário de Macaé) com outros movimentos na região.

Em 17 de abril de 1996 houve um massacre a agricultores em Eldorado dos Carajás no Pará que estavam em marcha para pedir a desapropriação de latifúndio que trabalhadores sem-terra estavam ocupando. A partir desse crime se tornou o dia internacional da luta camponesa. O MST em parceria com universidades organiza as Jornadas e ocupação de terras improdutivas. Um de suas pautas é “Lutar! Construir Reforma Agrária Popular!”